Resumo

ANAIS DO CONGRESSO

ÁREAS TEMÁTICAS

Procedimentos para submissão

A Comissão Organizadora do II Congresso Ibero americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais comunica que o envio de trabalhos para o evento deverá realizar-se até 30 de novembro de 2015.

Datas importantes

Normas para submissão de trabalhos científicos e técnicos

1. Os trabalhos devem ser escritos na forma de resumo simples, em português, espanhol ou inglês. Não serão aceitas descrições de projetos sem resultados.
2. O arquivo deverá ser enviado on line, através do link acima indicado. Para enviar um trabalho, a pessoa necessita estar registrada no sistema on line de inscrição do II GIAL.
3. Serão aceitos resumos acadêmicos/científicos, assim como resultados de experiências de boas práticas/trabalhos técnicos.

3.1. São considerados resumos acadêmicos/científicos aqueles que apresentem resultados que procedam de pesquisas científicas.

3.2. São considerados resumos de trabalhos técnicos aqueles que apresentem resultados de experiências práticas, desenvolvidas por gestores públicos, ONGs, empresas de consultoria, acadêmicos, entre outros.

3.3. Todos os resumos devem expressar explicitamente a contribuição dos resultados apresentados para a Gestão Integrada de Áreas Litorais e/ou Oceânicas.

4. Na submissão dos resumos deverão ser informados os dados do primeiro autor e dos co-autores que serão inseridos individualmente. Os dados necessários de cada autor são: Nome, Sobrenomes, e-mail e CPF ou passaporte para estrangeiros.
5. Os resumos devem incluir:

  • Introdução: apresentar a fundamentação, destacando a importância/relevância e os objetivos do trabalho (mínimo 100 e máximo 125 palavras).
  • Metodologia: detalhar e destacar o método utilizado. Descrever etapas em ordem cronológica (mínimo 100 e máximo 225 palavras).
  • Resultados e discussão: apresentar os dados obtidos, análise e discussão dos resultados. Destacar a participação da comunidade, em caso de existir, e a alteração da situação problema (mínimo 200 e máximo 400 palavras).
  • Conclusão: Relacionar os resultados alcançados e sua contribuição para a Gestão Integrada de Áreas Litorais /ou Oceânicas (mínimo 100 e máximo 150 palavras).
  • Fonte financiadora e agradecimentos: citar organismo financiador e/ou apoio recebido para a execução do trabalho (sem mínimo nem máximo de palavras, este campo pode ficar em branco).

Obs:

a) O sistema bloqueará e avisará a autor, caso o mínimo ou máximo de palavras não seja cumprido;

b) Existirão duas modalidades de apresentação de trabalho, sendo o autor responsável do envio quem escolhe entre: apresentação oral ou e-poster/painel eletrônico. Na categoria “oral”, a decisão final ficará a cargo da Comissão Científica, podendo o resumo ser indicado para a apresentação na outra modalidade.

6. Está proibido incluir subtítulos, figuras, gráficos e/ou tabelas no resumo.
7. O tamanho mínimo do resumo será de 500 palavras e o máximo de 900 palavras, contendo cada campo a quantidade mínima e máxima específica. Não será permitido que nenhum campo do item 5 fique em branco, exceto o item Fonte Financiadora.
8. Cada autor que envie resumo pode eleger uma das grandes áreas na qual encaixe melhor seu trabalho, conforme a relação descrita abaixo. A Comissão Científica se reserva o direito de redirecionar um resumo para uma área mais adequada ao mesmo. Para assegurar que o resumo será enviado a área correspondente, analise os tópicos apresentados para cada tema AQUI.
9. Cada participante poderá aparecer como autor em um número indeterminado de resumos, mas poderá apenas expor oralmente ou em e-poster até um máximo de 3 trabalhos.
10. A data limite para o envio de resumos será de 30/11/2015.

Formas de participação no II Congresso GIAL

EXPOSIÇÃO ORAL

A exposição oral é o método tradicional de apresentação de trabalhos científicos ou técnicos, com apoio de um projetor. Cada apresentação terá um turno estabelecido pela organização e o autor disporá de 10 minutos para realizar a exposição, com cinco minutos adicionais, para que os assistentes possam realizar perguntas.

Requisitos da elaboração de exposições orais:

- Cada apresentação deve estar elaborada nos idiomas oficiais (espanhol ou português) ou aceito (inglês). Não haverá tradução simultânea.
- Todo trabalho deverá incluir o nome do(s) autor(es), sua instituição e um e-mail de contato.
- A apresentação deverá ser entregue aos organizadores, com antecedência suficiente no dia de apresentação (segundo seja informado pela organização) e o autor deverá estar na sala e na hora que lhe seja indicada pela organização no programa do evento.
- Recomenda-se a apresentação em formatos MS-PowerPoint (*.ppt and *.pptx) ou pdf.
- Se o autor tiver exigências particulares para sua exposição (som, vídeo, internet, formato excepcional…) deverá comunica-lo com antecedência suficiente a organização (caso contrário, não se poderá assegurar as condições técnicas adequadas).

E-POSTERS (Painel eletrônico)

O que é um e-poster

Um e-poster é um pôster eletrônico, mostrado através de telas inteligentes, disponíveis na sede do evento. Através desta modalidade, que substitui o formato tradicional de papel, se mostrarão apresentações curtas de trabalhos científico e/ou técnicos. Para sua elaboração prévia e exposição durante o evento, devem seguir-se as instruções disponíveis a seguir.

Requisitos de elaboração e envio de um e-poster

- Deve estar elaborado em um dos idiomas oficiais (espanhol ou português) ou aceito (inglês).
- Deve seguir um padrão comum, mediante instruções facilitadas no momento oportuno.
- Todo trabalho deverá incluir o nome do(s) autor(es), sua instituição, um e-mail de contato e (se houver) uma página web na qual se possa acessar a mais informação.
- Uma vez elaborada, a apresentação deverá ser entregue a organização (se informará oportunamente), em formato MS-PowerPoint (*.ppt e *.pptx) ou pdf. Não estão permitidas animações, sons, nem transições de nenhum tipo.